terça-feira, 2 de junho de 2015

Como funciona uma guitarra e a importância de se cuidar bem dela

                 A guitarra é mesmo um instrumento fascinante. Capaz de encantar a quem ouve, e também a quem a toca. O mesmo serve para os Baixos, Violões e demais instrumentos de cordas. Embora o estudo e aprendizado da técnica seja fundamental para o domínio do instrumento, não menos importante é conhecê-lo minimamente, saber o que cada uma de suas peças faz e como atuam individualmente e em conjunto. Um músico extremamente técnico, mas que não consegue perceber que seu instrumento está desafinado dificilmente agradará ao ouvinte. No mesmo sentido, um instrumento com peças de má qualidade ou indevidamente regulado certamente dificultará sua tocabilidade, muitas vezes desmotivando o iniciante, ou inviabilizando uma performance satisfatória do músico.


Cada parte/peça tem uma função específica, que interagirá com as demais para, no fim das contas, afetar o conjunto do instrumento. Vamos falar sobre as principais partes/peças:

Corpo

O corpo é a maior porção contínua de madeira no instrumento. Tem várias funções, dentre elas: "Encaixar" o instrumento no corpo do músico, conduzir vibrações causadas pelo movimento das cordas gerando sustentação das notas, servir de base de fixação para o braço, captadores, ponte, jack de saída, etc. 

Um corpo produzido com muitas partes coladas, ou de madeira de baixa qualidade, pode trazer diversos problemas, que vão desde um timbre pobre a problemas como parafusos espanados, etc.

Braço

Costumo dizer que o braço é a parte mais importante de uma guitarra, principalmente no quesito tocabilidade. É dele que o músico depende em 70%, no mínimo, para a perfeita execução das notas e acordes. 

Instrumentos são, na maioria, feitos de madeira. Madeira é um material orgânico, extremamente suscetível às variações de temperatura, umidade, poeira, etc. Quando se está mais quente ou úmido, a madeira tende a se expandir, ficar mais mole, o que pode afetar várias partes do instrumento e a sua tocabilidade geral. Muito comum é o braço ficar mais arqueado, e as cordas mais altas. Quando se está mais frio ou seco, a tendência da madeira é de enrijecer-se, encolher-se, o que faz com que o braço "volte para trás", abaixando a altura das cordas. Nos dois casos o instrumento precisará de regulagem para que se mantenha uma boa tocabilidade. 

Um braço com ação muito alta de cordas (famoso Berimbau) tornará o instrumento difícil de se tocar, pois obrigará o músico a apertar com mais força as cordas para que esta chegue ao traste. Também pode causar problema de entonação nas notas, pois a corda acaba sendo esticada mais do que deveria até fazer contato com o traste.  

Já o braço com ação muito baixa de cordas tende a "trastejar" em diferente posições da escala, a depender de outros fatores. Isto significa que as cordas podem fazer zumbidos por estarem encostando onde não deveriam ao vibrarem, ou nem mesmo emitirem qualquer som. Se o tensor estiver com muita atenuação na tensão das cordas, trastejará na região das primeiras casas até o meio da escala. Se a ponte estiver muito baixa, tende a trastejar no final da escala. E assim por diante. 

Dessa forma, é indispensável ter todo o conjunto ponte/nut (pestana)/tensor/tarraxas devidamente regulados entre si, para que a ação no braço esteja perfeitamente harmonizada ao longo de toda a escala do instrumento e para que este mantenha a afinação desejada.

Peças

Como dito antes, o conjunto formado por ponte/nut/tarraxas é a parte mais importante de um instrumento, pois tais peças são as responsáveis pela estabilidade da afinação e pela boa tocabilidade.

A ponte tem a função de manter suspensas as cordas na região do corpo. Pontes móveis tendem a ter mais problemas com relação à afinação, pois, ao acionar a alavanca, muitas vezes não voltam ao lugar exato de origem. 

O Nut/pestana, por sua vez, mantém as cordas suspensas do outro lado do instrumento, na região do braço. Os sulcos do nut, por onde passam as cordas, podem "agarrá-las" principalmente durante os bends, o que também pode causar desafinação. A profundidade dos sulcos também determina a altura das cordas nas primeiras casas da escala, o que afeta a tocabilidade naquela região do braço. O bom luthier jamais pode se esquecer de dar atenção a essa pequena porém essencial peça do instrumento.

As tarraxas são as maiores responsáveis por manter a afinação pretendida pelo músico. Se forem de má qualidade, ou estiverem com algum de sus componentes frouxos, poderão desafinar e muito um instrumento, inviabilizando muitas vezes uma apresentação satisfatória do músico.

Cordas


Produzem as vibrações ao serem tocadas. Essas vibrações, depois de captadas, geram o som propriamente dito. Cordas velhas tendem a enferrujar pelo contato contínuo com o suor da pele humana, umidade do ar, cerveja e outros líquidos derramados, etc. Quando isso acontece, a corda passa a "comer" os trastes quando entram em contato (vide foto ao lado). Cordas e trastes são feitos de compostos de metais. O atrito causado pelo contato desses componentes gera desprendimentos de minúsculas partículas de metais, mesmo em cordas novas. Cordas velhas, enferrujadas, tem os componentes deteriorados, corroídos pela ferrugem. Isso faz com que, ao entrarem em contato com os trastes, estes sejam comidos com muito mais rapidez, o que pode causar sérios danos tanto à tocabilidade e entonação em geral quanto aos próprios trastes, que deverão ser renivelados ou até mesmo substituídos em alguns casos. Portanto, NUNCA deixe que suas cordas comecem a enferrujar. Por isso é tão necessário secar as cordas com uma flanela ou pano limpo sempre que parar de tocar, além de trocar as cordas sempre que elas começarem a empretejar, ou seja, com certa frequência.

Captadores

São os responsáveis, como o nome já diz, por captar as vibrações das cordas via magnetismo e contato direto com o corpo do instrumento, transformando-as em sinais elétricos, que são transmitidos ao amplificador para que esse gere o som final ouvido por todos. Basicamente, existem dois tipos de captadores: os com bobina única (single coil) ou dupla (humbucker). Captadores single, comuns em guitarras estilo Fender, geram um som mais agudo, aberto, estalado, e também são mais propensos a ruídos. Os humbucker, comuns em guitarras estilo Gibson, soam mais fechados, obscuros, e geram menos ruídos. 

A importância da regulagem/manutenção/conservação do instrumento

Como visto, um instrumento que não tenha o conjunto ponte/nut/tarraxas/tensor devidamente ajustado dificilmente terá boa tocabilidade, o que, muitas vezes, pode ser o responsável por causar o desinteresse do estudante e até mesmo o abandono dos estudos. 
Nessa seara, não importa se o instrumento custa R$ 200,00 ou R$ 20.000,00. Tampouco se foi construído na fábrica da Gibson em Nashville/EUA nos anos 50 ou na China em 2015. Mesmo um instrumento caríssimo, sem boa regulagem, pode soar horrível na mão de um músico experiente, ao passo que um instrumento simples pode soar decentemente, se bem regulado, na mão de qualquer um.

Um dia desses peguei para regular uma Memphis by Tagima de um amigo que custa cerca de R$ 300,00. Qual a surpresa após o trato na bichinha? Queria ficar com ela pra mim! Por outro lado, já peguei guitarras que deveriam ser fantásticas mas que eram verdadeiros paus com cordas... E porque? REGULAGEM! MANUTENÇÃO! CUIDADOS!

Agora que já vimos como funciona cada parte/peça de uma guitarra, podemos concluir que ter um instrumento devidamente regulado, não importa o seu valor, é imprescindível para uma boa tocabilidade e para que o músico se mantenha motivado em tocá-lo. Ter alguém que entenda de como deixá-lo tinindo para você é importantíssimo nessa hora, principalmente alguém que ame o instrumento tanto quanto você, e que vá tratá-lo como se dono fosse, com todo o carinho que ele merece. Estou atendendo em Taguatinga Sul-DF. Regulagem em geral, pequenos reparos e manutenção preventiva é comigo, a um preço justo e camarada. Comigo você não terá uma peça trocada desnecessariamente ou surrupiada na surdina. Dou toda a atenção e cuidado que o seu instrumento musical merece, pois faço com o carinho e dedicação de quem é apaixonado pelo que faz. 

Precisando, entre em contato pelo número 61-92790044 (whatsapp), ou pelo facebook https://www.facebook.com/rafamoraes82 

Um abraço,

Rafael


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